Notícias
Nutricionistas podem empreender para além do consultório
Entenda como o mercado de produtos naturais pode ser um bom aliado desse profissional
O mercado de produtos naturais já vinha crescendo no Brasil. Com a pandemia, o consumidor passou a buscar mais por produtos orgânicos e que estivessem alinhados com uma maneira de viver saudável, abrindo um bom espaço para o setor. Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, identifica ainda formas para que os nutricionistas possam aproveitar esse espaço e rentabilizar melhor seus trabalhos, dependendo assim menos dos consultórios e de pagamentos baixos realizados por planos de saúde.
“O que precisamos observar é o fato de que, muitas vezes, esses profissionais não estão preparados para empreender. Mesmo assim, existem empresas e instituições como o SEBRAE, que treinam novos empreendedores, qualificando-os para cenários desafiadores no mundo dos negócios”, comenta.
Além da óbvia clínica de nutrição, que pode prestar serviços personalizados, planos alimentares, de acompanhamento nutricional, orientações para perda de peso e outros tratamentos; a consultoria empresarial passa a ser também uma boa iniciativa no segmento. Com ela, esses profissionais podem oferecer seus serviços àquelas empresas interessadas em melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, incluindo tópicos como a criação de programas para alimentação saudável, treinamentos e palestras.
“Nutricionistas podem oferecer ainda serviços de catering para empresas, eventos e indivíduos que desejam opções saudáveis de alimentação. Com isso, eles criam menus personalizados para atender às necessidades de seus clientes e fornecem opções de refeições deliciosas e alinhadas com uma boa saúde”, sugere.
Tornar-se um veículo de informações com a produção de conteúdo para um blog e a venda de produtos naturais são outras possibilidades. No comércio, suplementos vitamínicos, alimentos orgânicos, produtos de higiene e mercadorias relacionadas podem ser um ótimo negócio.
“Ele pode ir ainda mais além e abrir sua própria loja de produtos naturais. O mercado apresenta um crescimento anual médio de 12,3% ao ano e lucratividade de até 20% sobre o faturamento líquido. Um negócio desse segmento pode ser uma alternativa lucrativa para profissionais de nutrição devido à sua autoridade no mercado. Outra vantagem é que esse tipo de loja pode ser iniciada a partir de pouco investimento”, destaca Cléber.
Sobre Cleber Brandão
Cleber Brandão é o criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil. Empresário no segmento há mais de uma década, fundou a Trilha Empório Natural e Ektus Produtos Saudáveis. Tem ajudado centenas de futuros lojistas a montarem negócios com suas aulas e motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas. Para mais informações, acesse https://reidosprodutosnaturais.com.br/ , https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao e @reidosprodutosnaturais
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.054 | 6.057 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2357 | 6.2437 |
Atualizado em: 16/01/2025 16:47 |
Indicadores de inflação
10/2024 | 11/2024 | 12/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,54% | 1,18% | 0,87% |
IGP-M | 1,52% | 1,30% | 0,94% |
INCC-DI | 0,68% | 0,40% | 0,50% |
INPC (IBGE) | 0,61% | 0,33% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,80% | 1,17% | 0,34% |
IPC (FGV) | 0,30% | -0,13% | 0,31% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,39% | 0,52% |
IPCA-E (IBGE) | 0,54% | 0,62% | 0,34% |
IVAR (FGV) | -0,89% | -0,88% | -1,28% |